Cirurgião Bucomaxilofacial

O Cirurgião Bucomaxilofacial é o profissional que tem pós-graduação realizada em ambiente hospitalar, por um período que varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva. Por isso, tem todo conhecimento sobre traumas de face e dos ossos da face.

Esse tipo de cirurgião é responsável por tratar doenças e tumores da boca e da face, retirar os dentes siso, corrigir anomalias faciais, como: maxila ou mandíbula pequena, grande ou mesmo desviada para os lados (assimetrias), através da cirurgia Ortognática.

Além disso, é também que cuida dos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxila e mandíbula), podendo também realizar implantes dentários. O Cirurgião Bucomaxilofacial é apto a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial. Dores faciais (na ATM) e problemas de Apneia do Sono também estão dentro da área de atuação desse tipo de cirurgião.

Acidentes automobilísticos, motociclísticos, acidentes de bicicleta, agressão física ou qualquer outro tipo de trauma que venha a fraturar os ossos da face também são tratados pelo Cirurgião Bucomaxilofacial.

Se você, algum familiar ou amigo apresentar qualquer problema na face, lembre-se de nos procurar ou procurar um cirurgião Bucomaxilofacial mais próximo de você.

 

Saiba mais sobre a Cirurgia e o Cirurgião Bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial não requer somente habilidades técnicas. Ela faz parte de uma disciplina complexa que inclui muitos fatores. A habilidade manual cirúrgica é a parte técnica da atividade cirúrgica total e equivale a menos de um terço da habilidade do cirurgião. O julgamento cirúrgico é a sabedoria em tomar decisões sobre a necessidade de cirurgia e de como lidar com pacientes durante um procedimento cirúrgico.

Para a realização da cirurgia, uma série de cuidados são tomados. Essa disciplina de cirurgia, inclui fatores, como: o diagnóstico do problema cirúrgico; a preparação do paciente – tanto psicológico quanto fisiologicamente – para o procedimento; a duração da cirurgia para o benefício máximo do paciente; o ajuste e a modificação de procedimentos cirúrgicos padronizados para se adaptar às necessidades de cada paciente, e, finalmente, o cuidado pós-operatório de suporte, que é essencial para a recuperação tranquila após o procedimento cirúrgico.

Para ser denominado excelente, um cirurgião deve ser tecnicamente habilidoso, mas deve ter, também, fortes componentes de humanismo, gentileza, humildade e compaixão. É importante que tenha compreensão das preocupações dos pacientes relacionadas com os procedimentos cirúrgicos que serão realizados. O cirurgião deve tomar como vantagem essa compreensão e projetar uma imagem de cuidado com essas preocupações, que todos os pacientes têm. Essa abordagem humanística será o fator mais importante no julgamento pelo paciente da habilidade geral do cirurgião. Um excelente cirurgião deve ter bom julgamento cirúrgico, que corresponda tanto à maturidade quanto à experiência cirúrgica. Sendo assim, o cirurgião deverá ter sempre um grande respeito pelo tecido mole, assim como pelo tecido duro.

Os cirurgiões que têm pouco respeito pelos tecidos farão com que os pacientes tenham maior tempo de recuperação e uma incidência maior de complicações. Um bom cirurgião deve saber quando operar, onde realizar a cirurgia anatomicamente e como realizar o procedimento tecnicamente. Da mesma importância, o cirurgião, tanto um generalista quanto um especialista, deve saber quando não operar. No início do treinamento do cirurgião, este deve observar os professores para que tenha exemplos de maturidade cirúrgica. Deve, ainda, observar os professores que enfatizam o detalhe cirúrgico, em vez da força cirúrgica e, também, como os cirurgiões, sendo outros estudantes ou professores, ajudam pacientes ansiosos, durante um procedimento cirúrgico, por meio da expressão da preocupação e do interesse pelo paciente como pessoa, observando, inclusive, como eles realizam a parte técnica da cirurgia.

27 Comentários

  1. João Vitor de souza
    sábado, 27/07/2019 às 16:40 | Permalink

    Dr. gostaria de saber se o senhor realiza cirurgia estética de colocação de implantes no zigomático ou na área da mandíbula ?

    • João Hyppolito
      domingo, 04/08/2019 às 07:40 | Permalink

      Sim , nós realizamos esta cirurgia através de implantes de polietileno . Está indicada para pacientes que querem melhorar o contorno do osso Zigomático ( Malar), contorno mandibular, etc.
      Agende uma avaliação que poderemos orientar seu tratamento.
      #ortognatica
      #bucomaxilo

  2. Carlos Vasconcelos
    segunda-feira, 25/02/2019 às 18:13 | Permalink

    boa noite Dr, gostaria de saber informações sobre a cirurgia para a retirada de toros mandibular estou com eles nos dois lados da mandibular, meu dentista me orientou a procurar um cirugião.

    • João Hyppolito
      terça-feira, 26/02/2019 às 10:09 | Permalink

      Bom dia! O procedimento é tranquilo, dura em média 40 minutos para remoção do torus mandibular bilateral. Agende uma avaliação que poderemos esclarecer melhor sobre o procedimento.
      #bucomaxilo
      #ortognatica
      #atm

  3. Patricia
    quinta-feira, 17/01/2019 às 16:18 | Permalink

    Dr. bati uma panoramica e meu dentista me informou que preciso retirar os quatros dentes siso o mas rapido possivel e é bem delicada a cirugia por conta da forma que o dente está, e ele me indicou procurar um bucomaxilo. Porem nunca arranquei nenhum dente somente quando criança, nunca levei nenhuma anestesia tenho pavor, panico. Estou com muito medo de fazer essa cirugia.

    • João Hyppolito
      terça-feira, 29/01/2019 às 08:12 | Permalink

      Patrícia, bom dia! Nós podemos te oferecer a opção de retirar os sisos sob sedação. Você vai dormir e não verá nada do procedimento. Agende uma avaliação que te informarei melhor.
      #bucomaxilo
      #sisos
      #ortognatica

  4. JOSÉ OSTERNO JALES
    quarta-feira, 10/10/2018 às 17:40 | Permalink

    Sofri um acidente de bicicleta e fraturei o osso bucomaxilofacial (descrição da tumografia: traço de fatura na hemifase esquerda acometendo nas paredes lateral e anterior do seio maxilar.) gostaria de saber do senhor, se essa cirurgia e complicada e se é feito com corte.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 15/10/2018 às 07:44 | Permalink

      Muitas das fraturas em face ( bucomaxilofacial ) necessitam de tratamento cirúrgico, no entanto, alguns casos específicos, o tratamento pode ser conservador. Precisamos avaliar você clinicamente e sua tomografia para sabermos se você necessitará ou não de cirurgia.
      #bucomaxilo
      #ortognática
      #cirurgia facial

  5. Paulo
    sábado, 04/08/2018 às 19:37 | Permalink

    Como funciona a cirurgia da redução do osso zigomático? e quanto custa em média?

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 06/08/2018 às 21:25 | Permalink

      A cirurgia de diminuição do osso zigomático pode ser feita por dentro da boca ou em alguns casos, por fora. É feita no Hospital sob anestesia venosa. Para esse procedimento é necessário avaliação prévia se este procedimento está indicado para seu caso.

  6. Lúcia
    quinta-feira, 02/08/2018 às 08:18 | Permalink

    Meu irmão sente dores que o fazem gritar . As dores se distribuem pela cabeça toda, chegando a inchar a face. Achei que seria problema de ATM, usou uma placa e saiu da crise, mas sempre sentiu dor de cabeça. Fez ressonância na cabeça mas não indicou nada. Uma dentista me falou que podia ser problema de inflamação no trigêmeo. Ajude-nos, por favor.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 06/08/2018 às 21:33 | Permalink

      Por favor agende uma consulta para ver o caso do seu irmão.

  7. WILKENS silva
    domingo, 22/07/2018 às 15:09 | Permalink

    Se uma pessoa não tem os dentes superiores tem como fazer implante de todos

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 06/08/2018 às 21:31 | Permalink

      Normalmente na parte superior quando não há mais nenhum dente, nós fazemos de 6 a 8 implantes para então ser feita prótese total fixa sobre os implantes.
      Cirurgia Bucomaxilo
      Implantes dentários

  8. Angélica
    quinta-feira, 12/07/2018 às 13:18 | Permalink

    Dr.boa tarde,minha mãe vem sofrendo com dores no ouvido,fomos ao Otorrino e ele pediu que procurássemos um buco-maxilo-facial,já que não encontrou nada de anormal no ouvido dela,ela disse que as dores são como se estivesse alguma coisa corroendo dentro do ouvido e quando abre a boca ou mastiga doí até a cabeça,esse caso seria realmente para um bacumaxilo ?

    • João Hyppolito
      sábado, 14/07/2018 às 09:54 | Permalink

      Provavelmente sua mãe está sofrendo de algum problema na Articulação Têmporo-mandibular ( ATM ). Na articulação existe o disco articular que dependendo de como esteja sua posição e movimentação, pode estar causando estes sintomas que ela refere. Nos consulte que poderemos fazer um melhor diagnóstico.
      Cirurgia ortognática
      Cirurgia ATM
      Bucomaxilo

  9. Gessica
    sexta-feira, 06/04/2018 às 17:02 | Permalink

    Oi doutor preciso tirar um dente que não nasceu ,e o tracionamento do elemento 23

    • João Hyppolito
      terça-feira, 10/04/2018 às 10:51 | Permalink

      Bom dia Gessica, o tracionamento é um procedimento em que é colado um bracket do aparelho ortodôntico no dente que está incluso e então ele poderá ser tracionado para sua posição na arcada dentária. Agende um horário para realizar o procedimento.
      #bucomaxilo
      #ortognatica

  10. Carlos De Araújo Ferreira
    sexta-feira, 02/02/2018 às 01:17 | Permalink

    Boa noite doutor,já faz três meses e meio que fiz uma pequena cirurgia,onde fiquei com um bloqueio dentro da boca me alimentando através so de liquidos para assim vê se osso calcificava na posiçao certa,estou em fase final de tratamento mais gostaria de saber se ainda corro o risco de fazer uma nova cirurgia

  11. Karinny
    quarta-feira, 29/11/2017 às 16:29 | Permalink

    Dr tenho que retira um siso que esta me i comodando muito sinto muita dor e é inchado o meu rosto so que esse siso ele nao nasceu todo e fora que ele esta deitado e estou com bastante medo de retira Me Ajude Por Favor nao estou mais aguentado.
    Obg…

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 29/11/2017 às 21:43 | Permalink

      Boa noite,
      Karinny, você já fez a radiografia panorâmica? Ligue para agendar que verei seu caso e já planejaremos para tirar esse siso.
      Se você não se sente confortável para realizar somente sob anestesia local podemos fazer com sedação. Você irá dormir e não verá nada.

  12. Camila
    domingo, 12/11/2017 às 23:58 | Permalink

    Olá Dr. Você realiza também a cirurgia de reposicionamento labial superior em caso de sorriso gengival?

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 15/11/2017 às 21:51 | Permalink

      Olá! Sim nós também realizamos a cirurgia de reposicionamento labial para correção de sorriso labial. Essa técnica têm algumas limitações. Sorrisos gengivais que aparecem muita gengiva, não está indicada esta técnica. Para grandes exposições de gengiva, nós indicamos a cirurgia de reposicionamento Maxilar ( cirurgia ortognática ). Agende uma avaliação que poderemos analisar melhor seu caso.

  13. francisca de paula
    segunda-feira, 06/11/2017 às 19:29 | Permalink

    Eu , fiz cirurgia com buco maxilo facial , fez 13 anos não sinto quase nada , mas preciso uma correção. Até hoje tenho redução na mandibula ao mastigar , tenho assimetria região ocular , acho até que seja na região ATM . Preciso consultar ao buco novamente , corrigir as cirurgias feitas foram 4 1 na mandibula , 2 maxilar e 1 no assoalho. Uso placas de titans parafusadas . Em cada região de cada fatura . As vezes estrala parece até que vai rachar . Em momento de estresse sinto dor. Na época meu médico o buco maxilo fácial , foi um anjo em minha vida. os risco de vida que ocorreu comigo . Nas mãos desse médico. Humano , humilde, gentil , inteligente , esse é único. Toda minha vida agradeço a Deus primeiramente, e a ele . Nossa sobrevivi porque esse médico foi corajoso , foi um verdadeiro anjo . Quero receber orientações precisas .

    Obrigada , abraços !!

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 08/11/2017 às 09:41 | Permalink

      Bom dia! Por sua descrição parece que você sofreu um trauma na face, com fraturas na face, fez a cirurgia para corrigir mas gostaria de melhorar alguns detalhes. Normalmente esse encurtamento e assimetria que fica após o trauma / fratura na face, pode ser corrigido. Para isso preciso avaliar seu caso e solicitar tomografia da face para que possamos planejar seu tratamento.
      Por favor ligue no 85-4141-1925 que poderemos agendar uma consulta.

  14. Fabiana
    sábado, 16/09/2017 às 14:29 | Permalink

    Preciso reparar os ossos da face, devo procurar um cirurgião Bucomaxilo?

    • João Hyppolito
      sábado, 16/09/2017 às 14:52 | Permalink

      Sim. Cirurgia Bucomaxilo é a especialidade exercida pelo cirurgião BucoMaxiloFacial que compreende procedimentos tanto ambulatoriais sob anestesia local como também procedimentos hospitalares sob anestesia geral. As cirurgias compreendem as fraturas da face, cirurgia ortognática, cirurgia da ATM, cirurgia do siso, implante dentário, tumores e patologias diversas, cirurgias estéticas e reparadoras, reconstrução dos ossos da face. Portanto o cirurgião Bucomaxilo é o profissional indicado para resolver seu caso.

Tire suas dúvidas com o Dr. João Hyppolito

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios *