Cirurgia Ortognática

Melhora funções vitais do corpo, corrige deformidades na face e melhora a autoestima

Você têm problemas com sua mastigação? Não consegue morder um sanduíche ou uma fruta? Desconfia que seus dentes não estejam encaixando perfeitamente? Têm notado aumento no desgaste dos dentes? Não gosta do formato do seu rosto visto de frente ou de perfil? Acha que seu queixo é muito grande ou muito pequeno? Sorrir e percebe que sua gengiva fica muito exposta? Sente dificuldade respiratória durante o sono? Sente ruídos ou dores próximo ao ouvido?

Se você apresentar algum desses sinais ou sintomas, você pode ser um candidato à Cirurgia Ortognática!

A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo principal reposicionar os maxilares no local onde anatomicamente deveriam estar. Ela deve ser realizada por um profissional habilitado e especialista em cirurgia bucomaxilofacial ou craniomaxilofacial, que tenha passado por treinamento neste tipo de procedimento.

Essa cirurgia além de fazer correções que contribuem para a melhoria de funções do corpo, também ajuda em casos de melhoria na estética facial.

Com relação a melhora da oclusão dentária, normalmente teremos pacientes com oclusão classe II em que os dentes de baixo estão mais para trás em relação aos superiores. Já nos pacientes de tipo oclusão classe III,  os dentes de baixo estão mais à frente do que os de cima, e nos pacientes tipo oclusão classe I,  os dentes estão em boa posição, mas o paciente se queixa da estética da face.

Já em relação as queixas estéticas, podemos encontrar casos, como: mandíbula grande ( queixo grande ), mandíbula pequena, queixo grande, queixo pequeno, mandíbula torta para o lado, queixo torto para o lado, maxila grande, maxila pequena, maxila desnivelada ( torta), pouca exposição dos dentes de cima, sorriso gengival, lábio curto, lábio fino. Todas essas alterações podem ser corrigidas com a Cirurgia Ortognática.

Algumas deformidades leves podem ser tratadas apenas com o uso do aparelho ortodôntico, onde a correção é direcionada essencialmente a um melhor posicionamento dos dentes. Entretanto em casos mais severos, o procedimento deverá associar o tratamento ortodôntico com a Cirurgia Ortognática.

O diagnostico das deformidades é realizado, principalmente, através do exame clínico, onde é possível detectar desarmonias e desequilíbrios entre as estruturas faciais. Os exames de imagens têm papel importante como coadjuvantes ao diagnóstico clínico. Radiografias e tomografias são rotineiramente solicitadas e auxiliam na determinação da escolha da melhor cirurgia para cada caso especificamente. Modelos de gesso também devem ser realizados.

Entre os benefícios da cirurgia, destaque para a melhoria de algumas funções vitais do corpo, entre elas, a respiração, que melhora significantemente com a cirurgia ortognatica. Pacientes que apresentam apneia obstrutiva do sono, onde os tecidos da garganta obstruem a passagem de ar durante o sono, pacientes que possuem o padrão facial longo, que respiram pela boca e que praticamente não respiram pelo nariz, também serão beneficiados. Pois durante a Cirurgia Ortognatica, removemos cornetos e corrigimos o septo nasal, contribuindo assim para a qualidade de vida do paciente.

 

O que  é Cirurgia Ortognática?
É a correção da oclusão dentária através da associação do tratamento cirúrgico e ortodôntico com benefícios na estética facial, melhora da respiração, fonação, deglutição e da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Durante a cirurgia, realiza-se o devido reposicionamento da maxila e/ou mandíbula e sua posterior fixação com mini-placas e parafusos que podem ser de titânio ou material absorvível pelo corpo, permitindo ao paciente sair com a boca desamarrada da cirurgia e voltar à sua rotina em poucos dias.

Como se sabe se há deformidades dentais e faciais? Quais partes do rosto elas costumam afetar?
O exame clinico, nestes casos, é essencial. Através dele se pode constatar desarmonias e desequilíbrios entre as estruturas faciais. Os exames de imagens têm papel importante como coadjuvantes ao diagnóstico clínico.

As principais regiões do rosto mais afetadas são aquelas que se relacionam com os dentes, ou seja, a mandíbula (maxilar inferior) e a maxila (maxilar superior).

Em todos os casos em que ocorrem essas deformidades, é recomendada a Cirurgia Ortognática?
Algumas deformidades leves podem ser tratadas com o uso apenas do aparelho ortodôntico, onde a correção será direcionada essencialmente em um melhor posicionamento dos dentes. Entretanto, em casos mais severos, o tratamento deverá associar o tratamento ortodôntico com a Cirurgia Ortognática.

Algumas pessoas nascem com deformidade “dentofacial” ou isso ocorre com o tempo? Caso seja com o tempo, quais as principais causas?
Ao nascimento não é possível detectar tal deformidade uma vez que a relação entre os maxilares ainda não está determinada. O fator genético será o principal fator relacionado com a deformidade e certas tendências já poderão ser notadas com a chegada da primeira dentição durante a infância. Nestes casos a deformidade é dita congênita.

Já os traumatismos faciais poderão levar à certas deformidades que poderão requerer a Cirurgia Ortognática. Nestes casos a deformidade é dita adquirida. De qualquer forma, existem vários fatores ambientais que não são facilmente detectáveis e que podem levar a um crescimento anormal e desproporcional dos osso faciais.

Há uma idade mínima e máxima para a realização da cirurgia?
O ideal seria esperar ate o término do crescimento que, normalmente, ocorre no final da adolescência. Desta forma a recidiva (perda parcial do resultado por continuidade de crescimento facial anormal) seria minimizada. Em casos onde a deformidade traz dificuldades para o convívio com a sociedade, pode se optar por realizar o procedimento de forma precoce, muitas vezes com o paciente em idade escolar.

Como é a procura pelo procedimento?

Bastante intensa. Devido ao melhor diagnóstico e ao resultados obtidos, que são precisos e excelentes.

Preciso usar aparelho ortodôntico antes da cirurgia?
Sim, o aparelho posicionará os dentes em suas posições ideais para então, através da cirurgia ser corrigida a parte óssea.

A Cirurgia Ortognática deixa cicatrizes no rosto?
Não. A Cirurgia Ortognática é  feita toda por dentro da boca, o que evita cicatrizes.

A estética é a principal motivo para a cirurgia?
A razão principal para realização deste tipo de tratamento é funcional, ou seja, obtenção de melhor oclusão (engrenamento) dentária, mastigação, fonação, dicção, entre outras melhorias nas funções do corpo. Porém, como esta cirurgia é realizada nos ossos da face, reposicionando os mesmos para uma posição correta e mais harmoniosa,  ela também contribui para uma harmonização estética facial.

Onde é realizada?
Em centro cirúrgico hospitalar sob anestesia geral.

Como é o preparatório para a cirurgia? É necessária a internação?
Por ser um procedimento realizado sob anestesia geral o preparo é feito de forma convencional para estes tipos de procedimentos. O paciente deverá permanecer internado por um período que varia de 24 a 48 horas, dependendo da complexidade cirúrgica.

Pode ser feita através do meu plano de saúde?
Sim, aceitamos diversos convênios médicos (veja  a lista no menu do site) para a cobertura total ou parcial do procedimento.

O que é o Planejamento Virtual?
Toda cirurgia ortognática passa por um Planejamento Predictivo que visa simular o resultado esperado. Atualmente, existem softwares que realizam esta etapa.

De forma simplificada, o Planejamento Cirúrgico Virtual é o processo que utiliza dados clínicos e estudos de imagem do paciente para simular uma cirurgia, em ambiente virtual (Software 3d), e depois transferir os movimentos planejados para o ato cirúrgico, utilizando guias customizados, impressos em nossa impressora 3D.

O cirurgião Bucomaxilofacial através de seu conhecimento clínico e do plano cirúrgico desejado, simula os movimentos e resultados esperados em um software específico para planejamento digital, que uma vez finalizado e aprovado pelo paciente, permite a geração de guias customizados para Cirurgia Ortognática, as quais determinam o posicionamento 3D ideal dos dentes e ossos da face, as quais são descartáveis e esterelizáveis, maximizando os resultados e minimizando as intercorrências.

Como as impressoras 3D auxiliam na Cirurgia Ortognática?

Após realizar o planejamento cirúrgico no software Dolphin Imagin, definindo assim o quanto a maxila e a mandíbula irão movimentar, o próprio programa gera o arquivo do guia cirúrgico. Este arquivo então é enviado para a impressora que imprimirá o guia de forma mais precisa.

 

Saiba mais sobre a Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática, procedimento hoje bem estabelecido e com previsibilidade, sofreu importante evolução e modernização da técnica ao longo dos anos. Sempre que esta cirurgia é realizada, se passa antes por uma rotina de diagnóstico e planejamento cirúrgico pré-operatório. Esse planejamento consiste em obtenção de fotos, radiografias, tomografias, modelos de gesso e análise facial.

Antigamente, essa cirurgia era feita sem nenhum planejamento, pois ainda não eram disponibilizados. Com o tempo, foram introduzidas radiografias do perfil facial, juntamente com modelos de gesso que eram montados em articulador parcialmente ajustável ( aparelho que simula a posição da maxila, mandíbula e sua relação com a base do crânio ). Apesar de ter sido realizada assim por muitos anos e ainda hoje continuar sendo feita desta forma, esse processo apresenta muitas variáveis que influenciam no resultado final da cirurgia.

Com a evolução da tecnologia, dos tomógrafos, softwares e impressoras 3D, hoje é possível obtenção destas imagens com precisão fidedigna e a inclusão delas no software Dolphin, desenvolvido exclusivamente para o planejamento da Cirurgia Ortognática. Sendo possível assim, prever as mudanças nos ossos da maxila, da mandíbula e sua repercussão no tecido mole da face.

Apos a finalização do Planejamento Cirúrgico, o software Dolphin é responsável por gerar o arquivo dos guias cirúrgicos. Estes guias são peças fundamentais durante a cirurgia, pois são eles que nos orientam para a nova posição da maxila e da mandíbula. É este arquivo dos guias que é enviado para a impressora 3D, que os fabrica em resina acrílica foto, termicamente polimerizada com bastante precisão.

Vídeos

102 Comentários

  1. Geilson
    segunda-feira, 29/06/2020 às 23:00 | Permalink

    Cara preciso muito dessa cirurgia tenho um classe 3, e sofro muito bullyng por isso , tenho plano do hapvida mas não sei se cobre 100% ou não, por favor me ajuda não aguento mas sofrer com isso

    • João Hyppolito
      quinta-feira, 02/07/2020 às 21:09 | Permalink

      Todos os planos de saúde tem obrigação em cobrir a cirurgia ortognática, no entanto esse seu plano de saúde não presta para absolutamente nada, é só enganação ao usuário. Agende uma avaliação que poderemos te orientar melhor.

  2. Jamylle
    segunda-feira, 02/03/2020 às 14:12 | Permalink

    Você faz consulta/tratamento para Sialoadenite?

    • João Hyppolito
      sexta-feira, 06/03/2020 às 10:05 | Permalink

      Olá, Jamylle!
      Tudo bem!

      Jamylle, se você desejar marque uma consulta para analisarmos essa sua inflamação. O telefone para marcar é 4141.1925.
      Lembrando para você que aceitamos vários convênios. Veja no nosso site a lista deles.

  3. João Hyppolito
    domingo, 04/08/2019 às 12:44 | Permalink

    Como funciona a cirurgia ortognatica?

  4. Liviane
    quinta-feira, 21/03/2019 às 06:26 | Permalink

    Olá DR. Tenho 23 anos, já fiz todo o tratamento para cirurgia, estou apenas procurando onde realizar. Como faço pra me informar com sua equipe ?

    • João Hyppolito
      quinta-feira, 04/04/2019 às 21:10 | Permalink

      Olá boa noite! Pode agendar sua avaliação através do número 85-4141-1925. Teremos prazer em atendê-la!

  5. Fabio
    terça-feira, 12/03/2019 às 01:18 | Permalink

    Olá. Eu tenho problemas com apneia do sono de grau severo. Possuo uma maxila e uma mandíbula retraída e gostaria de saber se há como verificar através de exames se haverá uma maior espaçamento ou não das vias aéreas, bem como se tem como fazer uma certa projeção de como ficaria a harmonia facial após a cirurgia.
    Eu possuo plano de saúde da Unimed, mas não tem plano odontológico. Já usei aparelhos e a minha mordida fecha perfeitamente. Tenho interessa na cirurgia ortognática pela questão da apneia e por questões estéticas.

    • João Hyppolito
      quinta-feira, 04/04/2019 às 21:22 | Permalink

      Boa noite!A cirurgia ortognática, dentre os tratamentos cirúrgicos, é o que apresenta melhores resultados.A cirurgia ortognática visa melhora da função mastigatória, respiração e estética. Todos estes quesitos são levados em consideração durante o planejamento. Apesar da melhora significante, nunca a apneia do sono vai ser encerrada por completo. Mas o importante é que diminua para parâmetros pequenos que não causem problemas para você.
      Através do planejamento virtual podemos ver como ficará a mudança na face e a melhora dos espaços das vias aéreas.
      Agende uma avaliação que poderemos te explicar melhor!
      #bucomaxilo
      #cirurgia ortognática
      #apnéia do sono

  6. Davi
    segunda-feira, 04/03/2019 às 15:12 | Permalink

    Boa Tarde. Tenho 17 anos e fiz um exame via raios x por meio do endocrinologista, que me informou que eu não vou mais crescer. Com isso, já posso realizar a cirurgia ? Além disso, quanto tempo leva aproximadamente o procedimento ? Digo desde a primeira consulta até os dias em que você já pode mastigar alimentos sólidos e voltar a rotina. Obrigado !

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 06/03/2019 às 10:50 | Permalink

      Bom dia! Se tiver sido constatado o fim do crescimento ósseo, pode ser feita a cirurgia ortognática com algumas ressalvas. O tempo de tratamento varia muito de acordo com cada caso. Se já fizer uso do aparelho ortodôntico e os dentes já estiverem na posição correta para cirurgia então o próximo passo é a realização da cirurgia. O que mais incomoda no pós operatório é o edema. Os pacientes não costumam reclamar de dor.
      Depois da cirurgia nós orientamos dieta pastosa na primeira semana, que vai sendo modificada subsequentemente até os 45 dias quando o paciente já poderá mastigar praticamente todos os alimentos.
      Atividade física recomendo voltar após 30 dias. Com relação ao trabalho, pode retornar com 10-15 dias dependendo da área de atuação.
      #bucomaxilo
      #cirurgiaortognatica

  7. Carlos
    sexta-feira, 25/01/2019 às 13:27 | Permalink

    Olá Dr. Bom minha mandíbula trava quando mastigo muito, e quando acordo pela mais manha eu não consigo abrir a minha boca pelo fato da mandíbula ficar travando, com o um tempo ela volta normal , porem fica estralando o tempo todo. como posso resolver isso ?

    • João Hyppolito
      terça-feira, 29/01/2019 às 08:10 | Permalink

      Existem algumas causas para esse travamento, dentre elas, o deslocamento do disco articular, o espasmo muscular são os principais. Agende uma avaliação que poderemos ver seu caso e tomar a melhor conduta.
      #bucomaxilo
      #atm
      #ortognatica

  8. Jaqueline
    sábado, 12/01/2019 às 16:46 | Permalink

    Quais planos o dr atende?

    Atendemos todos os planos de saúde com cobertura hospitalar para realizar sua cirurgia no Hospital.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 21/01/2019 às 06:57 | Permalink

      Atendemos todos os planos de saúde com cobertura Hospitalar para realização da sua cirurgia.
      Entre em contato para informar qual o tratamento que você precisa.
      #bucomaxilo
      #cirurgiaortognatica

  9. Naiara
    sábado, 05/01/2019 às 20:15 | Permalink

    Boa noite, doutor… Gostaria de saber onde é seu consultório, queria orientação sobre meu caso. Minha mandíbula cresceu mais do que o normal, isso faz com que meu queixo seja maior… Minha família não tem condições de pagar a cirurgia, então irei tentar pelo SUS, mas queria uma orientação…

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 21/01/2019 às 06:58 | Permalink

      Nosso atendimento é em Fortaleza, entre em contato através do número 85-4141-1925 que poderemos te ajudar.
      #bucomaxilo
      #ortognatica
      #cirurgia mandibula

  10. Lane
    quinta-feira, 22/11/2018 às 13:29 | Permalink

    Olá eu gostaria de saber de saber se meu filho de 12 anos poderia fazer a cirurgia de pq ele e classe 3 e eu queria muito fazer essa cirurgia dele pra correção.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 21/01/2019 às 07:00 | Permalink

      Com 12 anos ele ainda está em crescimento, precisa ser avaliado quanto a necessidade do tratamento. Se de fato ele precisar da cirurgia, já pode iniciar o tratamento ortodôntico para o preparo para a cirurgia. Agende uma avaliação que poderemos esclarecer melhor suas dúvidas.

      #ortognatica
      #bucomaxilo

  11. Francisco
    terça-feira, 21/08/2018 às 13:04 | Permalink

    Boa tarde Dr
    Minha dúvida é que tenho lábio superior muito curto e quando estou falando oo sorrindo levanta mais ainda o lábio dessa forma expondo muito a gengiva, nesse caso tem algum procedimento a ser realizado que não seja a cirurgia ortoganatica?

  12. Francisco
    segunda-feira, 20/08/2018 às 22:55 | Permalink

    Tem possibilidade de previnir de alguma forma ou pelo menos minimizar o aumento do osso do maxilar na infância, mesmo sendo algo genético?

    • João Hyppolito
      terça-feira, 21/08/2018 às 08:07 | Permalink

      Sim, através do uso de aparelhos ortopédicos. No entanto em alguns casos, mesmo o uso desses aparelhos não evitam o crescimento excessivo.

  13. Cesario goncalves
    segunda-feira, 20/08/2018 às 16:58 | Permalink

    Meu filho de 15 dias de vida nasceu com a língua presa frenectomia e quero saber se aí faz o procedimento cirúrgico e quantô seria ?

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 20/08/2018 às 18:38 | Permalink

      Sim nós realizamos a frenectomia.

  14. Karina
    sexta-feira, 17/08/2018 às 16:07 | Permalink

    tenho sorriso gengival bem alto, varios dentistas já me disseram que só seria corrigido com Ortognática, a dúvida é, se eu tivesse buscado tratamentos corretos na infância com aparelhos ortopédicos o caso seria resolvido sem a necessidade da Ortognática?

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 20/08/2018 às 18:41 | Permalink

      É difícil dizer hoje se teria sido diferente se você tivesse feito o tratamento antes. Controlar o crescimento vertical da Maxila na infância não é tão previsível. No entanto para resolver sua queixa hoje, provavelmente o melhor tratamento seja a cirurgia ortognática. Agende uma consulta que poderemos ver seu caso melhor.

  15. Isaak
    quarta-feira, 04/07/2018 às 15:21 | Permalink

    Boa tarde Dr. Tive fratura da orbita e fiquei com um olho um pouco mais baixo devido ao afundamento da orbita mais ja fazem 10 anos e queria saber se ainda é reversível com cirurgia após tanto tempo? Só estética msm

    • João Hyppolito
      sábado, 14/07/2018 às 09:59 | Permalink

      É possível fazer a correção da distopia do globo ocular. Existem várias opções de materiais para ganhar volume na cavidade orbitaria e melhorar a projeção do globo ocular.

  16. marta de jesus
    terça-feira, 19/06/2018 às 19:27 | Permalink

    Boa noite!! Doutor, tenho 55 anos ultimamente tenho sofrido com crises moderadas de apneia comprovadas por exames sei que tenho o maxilar superior um pouco fora do maxilar inferior gostaria de saber se o meu caso tem chance de ser corrigido com aparelho em vez de cirurgia pois tenho muito medo do procedimento cirúrgico. Obrigado

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 20/06/2018 às 23:48 | Permalink

      O aparelho ortodôntico seja qual for a movimentação dentária que for feita com ele, não mudará e não melhorará sua apnéia.A cirurgia ortognática sim tem bons resultados com melhora significante da apnéia do sono.
      #bucomaxilo
      #cirurgiaortognatica

  17. Carlos
    sábado, 26/05/2018 às 20:03 | Permalink

    Olá, gostaria de saber se vocês fazem cirurgia para deixar os dentes superiores mais expostos.
    Quando eu falo, os meus dentes superiores não aparecem, fica exatamente 0/3. Eles simplesmente não aparecem, isso me deixa bastante desconfortável, me incomoda muito. E quando dou um sorriso, eles aparecem apenas 1/3. Meu sorriso é muito fechado, e por incrível que pareça, meus dentes não são pequenos. São grandes, alinhados, tudo certo. Mas na hora que eu falo eles não aparecem e nem quando dou um sorriso. Vocês fazem esse tipo de cirurgia? Creio que seja a musculatura do lábio superior, ou se não, deve ser o desenvolvimento do bucomaxiliar (parte superior) que não se desenvolveu por completo. Qual seria o preço? Existem formas de pagamento através de cartão?

    • João Hyppolito
      terça-feira, 19/06/2018 às 08:01 | Permalink

      Sim, de acordo com suas queixas, parece ser um caso de hipoplasia de Maxila ( osso com os dentes de cima ). A hipoplasia da Maxila é quando o osso não cresce suficientemente no sentido vertical e/ou no sentido enterro-posterior ( de trás para frente ) e desta forma você pode ter os dentes do tamanho normal mas eles ficam pouco expostos quando você fala ou sorrir.
      A cirurgia ortognática para seu caso é feita com o objetivo de reposicionar a Maxila mais para frente e para baixo de forma que resolva possíveis problemas de oclusão como também estéticos.
      Estas são orientações gerais sobre o que você nos expôs no seu comentário, o que não dispensa uma consulta para explanação sobre o tratamento.
      #cirurgiaortognatica
      #bucomaxilo

  18. Emidio
    quarta-feira, 23/05/2018 às 21:26 | Permalink

    Meu dentes inferior estão se avantajando um pouco para frente,le o conteúdo, pretendo um dia fazer essa cirurgia…quanto custa?

    • João Hyppolito
      sexta-feira, 15/06/2018 às 10:48 | Permalink

      Você provavelmente necessita da cirurgia ortognática. Esta cirurgia pode ser feita pelo seu plano de saúde. Se não tiver um, nos consulte que te orientarei como proceder.

  19. JEANE
    quinta-feira, 05/04/2018 às 09:39 | Permalink

    Dr. Joao, preciso fazer tracionamento de caninos impactados… o senhor faz esse procedimento e também o acompanhamento ortodôntico???

    • João Hyppolito
      quinta-feira, 05/04/2018 às 16:47 | Permalink

      O acompanhamento ortodôntico pós operatório deve ser feito pelo ortodontista que está fazendo seu tratamento. Eu só faço a parte cirúrgica do tratamento.

  20. Anderson
    sábado, 24/03/2018 às 13:26 | Permalink

    Doutor vc faz a técnica biofuncional classe 3 ??

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 26/03/2018 às 08:04 | Permalink

      Sim, nós realizamos a cirurgia ortognática para correção classe III.
      #bucomaxilo
      #cirurgiaortognatica

  21. Rogério
    quarta-feira, 28/02/2018 às 15:54 | Permalink

    Dr. João com relação a parestesia. Com quanto tempo volta ao normal? Nos seus procedimentos já houve caso de não voltar a sensibilidade dos lábios, queixo etc?

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 28/02/2018 às 23:35 | Permalink

      A parestesia, que é a sensação de dormência, no lábio superior, recupera mais rápido. A do lábio inferior demora mais, que pode variar de não ter parestesia até ter parestesia por um período de 6-8 meses.
      Cirurgia ortognática
      Bucomaxilo

  22. Maria
    domingo, 25/02/2018 às 09:57 | Permalink

    Olá Dr. João Hyppolito! A dúvida é com relação às placas de titânio que serão colocadas na cirurgia ortognática, se podem ser rejeitadas pelo meu corpo ou se me causarão alergia? E caso acontecesse como implicaria na cirurgia e no pós operatório (vi que há casos em que precisam ser retiradas, mas como ficaria a estrutura ósssea com essa retirada?)
    Obrigada pela atenção!

    • João Hyppolito
      terça-feira, 27/02/2018 às 06:30 | Permalink

      As placas de titânio são biocompatíveis, ou seja, o risco de causar alergia é praticamente inexistente. As vezes o que acontece é que um ou outro parafuso pode soltar-se da placa e por esse motivo fica causando inflamação no local. Se isso acontecer, esse parafuso que está causando isso pode ser removido no consultório mesmo sob anestesia local. Se toda a placa com os parafusos soltarem, e o osso não tiver consolidado, então será necessário trocar essa fixação por novas placas e parafusos. Mas isso não é algo que acontece com frequência.
      Cirurgia ortognatica
      Bucomaxilo

  23. Samuel Gonçalves
    sexta-feira, 02/02/2018 às 02:59 | Permalink

    Dr. João, é necessário a extração de todos os siso para realizar a cirurgia? Descobri que sou um classe 3 !

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 19/02/2018 às 06:30 | Permalink

      O ideal é que os dentes sisos sejam retirados pelo menos 6 meses antes da cirurgia ortognática. Alguns casos podem ser feitos com os sisos, mas depende da posição que eles estão na boca.

  24. Jeovane Vila
    quarta-feira, 10/01/2018 às 10:16 | Permalink

    Dr. João Hyppolito, minha polissonografia deu apneia obstrutivo do sono moderada. Eu não me enquadro nos fatores habituais que causam o transtorno, há possibilidade ser má formação óssea na face? quais os exames clínico que é preciso realizar para analisar uma possibilidade cirúrgica, no caso, Cirurgia Ortognática ?

    • João Hyppolito
      sábado, 20/01/2018 às 16:13 | Permalink

      Sim, pode ser por hipodesenvolvimento mandibular, o que causa obstrução da via aérea. Entre em contato conosco que poderemos avaliar melhor seu caso.

  25. Luciana
    sábado, 02/12/2017 às 19:00 | Permalink

    Dr., eu fiz cirurgia ortognática para correção de classe II há 3 anos, mas ainda estou meio insatisfeita, pois, apesar de minha mordida ter sido corrigida e a estética melhorado consideravelmente, o meu sorriso permanece um pouco “curto”, o que está me incomodando bastante. Aparecem apenas 6 dentes na frente quando sorrio amplamente. Lembro que, quando fiz o tratamento ortodôntico pré-cirurgia, a ortodontista mencionou, no primeiro dia, que eu teria que usar um aparelho no céu da boca, pois o meu é muito “fundo” (realmente é). Em outra consulta, perguntei quando colocaria tal aparelho, e ela me disse que conversou com o cirurgião e este disse que não era necessário. Fiquei sem entender, pois não creio que meu caso seja normal. Acho que deveriam aparecer mais dentes no sorriso! Se for constatado que minha maxila é atrésica, certamente vou querer fazer a cirurgia de disjunção para resolver. O senhor acha que pode ser normal algumas pessoas terem sorrisos mais curtos que outras? Grata pela atenção!

    • João Hyppolito
      sábado, 02/12/2017 às 23:04 | Permalink

      Olá Luciana! Quando planejamos a cirurgia ortognática para qualquer paciente, temos sempre que lembrar de pontos importantes, que são restabelecer a função e proporcionar boa estética e harmonia facial, como também boa função nas articulações têmpora-mandibulares.
      Os pacientes que necessitam realizar a expansão maxilar ( parte de cima ), são os pacientes que têm o arco superior estreito, e como consequência, possuem os dentes apinhados uns sobre os outros pois falta espaço para que fiquem todos um ao lado do outro como deveria ser. Estes mesmos pacientes com maxila estreita que precisam da expansão maxilar, também apresentam o corredor bucal mais largo. O corredor bucal é esse espaço que fica entre os dentes e a bochecha quando sorrimos. Esse corredor bucal fica maior, como um buraco negro, quanto mais estreita for a maxila e consequentemente, menos dentes aparecem durante o sorriso pois ficam escondidos lá atrás devido ao estreitamento maxilar.
      Quando planejamos esta cirurgia, precisamos fazer com que os dentes encaixem na posição correta e ao mesmo tempo proporcione boa estética.
      Agende uma avaliação para que possa avaliar melhor seu caso e assim posso te orientar com relação ao que precisa ser feito.

  26. Manoel Orzete Silveira
    sábado, 28/10/2017 às 17:02 | Permalink

    Já tenho 41 anos e nunca fiz a cirurgia, mas já usei aparelho há 15 anos, e na época o médico disse que não adiantava mais usar. Só a cirurgia dava jeito. Tenho os dentes pra fora da boca. Gostaria muito de fazer a cirurgia. Será que com a minha idade tem algum Problema? E será que posso fazer sem usar aparelho antes?

    • João Hyppolito
      sábado, 28/10/2017 às 17:09 | Permalink

      Boa tarde, pela sua descrição, me parece que seu caso é exclusivamente cirúrgico. Nos casos de cirurgia não adiantar usar o aparelho ortodôntico só para dar uma “melhoradinha” pois o seu problema não será resolvido.
      Se você estiver em plenas condições de saúde, não há problema em realizar a cirurgia ortognática na sua idade.
      Agende uma consulta conosco que poderemos lhe orientar como proceder com o tratamento.
      cirurgia buco-maxilo-facial
      cirurgia ortognatica

  27. Iago
    terça-feira, 17/10/2017 às 04:55 | Permalink

    Eu tenho plano no hapvida posso fazer a cirurgia ortognatica.

    • João Hyppolito
      terça-feira, 17/10/2017 às 06:31 | Permalink

      Todos os convênios médicos regulamentados pela ANS tem obrigatoriedade em cobrir a cirurgia ortognática.
      Isso inclui também outros procedimentos de cirurgia buco-maxilo-facial.

  28. alan maxwell
    segunda-feira, 02/10/2017 às 15:42 | Permalink

    boa tarde queria saber quanto custa essa cirugia ortognatica sem plano

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 04/10/2017 às 16:43 | Permalink

      O valor da cirurgia Ortognatica em casos que o paciente não possui convênio médico variam de acordo com o caso. Entre em contato conosco para agendar consulta que poderemos realizar esse orçamento.

  29. Livia
    domingo, 10/09/2017 às 12:30 | Permalink

    Dr, quando o senhor fala que os planos são obrigados a cobrir a cirurgia, se refere somente a parte hospitalar ou a equipe também? Obrigada!

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 11/09/2017 às 07:40 | Permalink

      Sim, tudo.

    • João Hyppolito
      quinta-feira, 14/09/2017 às 19:02 | Permalink

      Os planos de saúde cobrem tudo inclusive hospital, honorários, etc para cirurgia ortognática se for feito com um Bucomaxilo cadastrado ou médico.

  30. Lucas Barbosa
    terça-feira, 29/08/2017 às 21:25 | Permalink

    Após a realização da cirurgia, quanto tempo posso voltar a fazer manutenção do aparelho ?

    • João Hyppolito
      terça-feira, 29/08/2017 às 22:21 | Permalink

      Normalmente, se tudo estiver bem, pode voltar ao seu ortodontista 45 dias após a cirurgia ortognática.

  31. quarta-feira, 23/08/2017 às 16:50 | Permalink

    Dr.
    O senhor aceita o já aceita o plano São Camilo?

  32. quarta-feira, 17/05/2017 às 21:08 | Permalink

    Dr. a unimed multi plano já está disponibilizando a cirurgia?

    • João Hyppolito
      domingo, 21/05/2017 às 10:53 | Permalink

      Sim. Realizamos através da Unimed.

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 31/05/2017 às 19:38 | Permalink

      Sim. É possível realizar sua cirurgia através da Unimed.

  33. sexta-feira, 14/04/2017 às 12:07 | Permalink

    Você realiza também o avanço osseo de mento ou só a ortognatica?

    • João Hyppolito
      sexta-feira, 14/04/2017 às 12:37 | Permalink

      Bom dia! Nós realizamos os dois tipos, tanto ortognática, como somente mentoplastia.

  34. sexta-feira, 07/04/2017 às 20:40 | Permalink

    Preciso fazer a cirurgia ortognatica sou classe 3
    É tenho Plano de saúde apvida ! Como faço para fazer uma avaliação?

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 31/05/2017 às 19:42 | Permalink

      Miqueias, por favor entre em contato através do telefone para agendar consulta.

  35. sexta-feira, 17/02/2017 às 15:29 | Permalink

    OLA! DR. GOSTARIA DE SABER SE O MATERIAL UTILIZADO NA CIRURGIA INTERFERE EM EXAMES COMO TOMOGRAFIA E RESSONANCIA MAGNETICA POIS ESTOU PRETENDENDO TRABALHAR NESSA AREA DE RADIOLOGIA E NAO SEI SE A CIRURGIA PODE ATRAPALHAR DE ALGUMA FORMA…

    • João Hyppolito
      domingo, 19/02/2017 às 10:29 | Permalink

      Olá, bom dia! O material não interfere para você que trabalhará nesta área de tomografia e ressonância.

  36. Natália
    sábado, 11/02/2017 às 12:03 | Permalink

    Bom dia ,não gosto do meu perfil e acho que essa cirurgia melhoraria minha qualidade de vida como faço pra saber se tenho indicação?

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 13/02/2017 às 12:07 | Permalink

      Olá Natália!
      A cirurgia ortognática trás vários benefícios ao paciente, dentre eles, a melhora da oclusão dentária, respiração e consequentemente da estética da face. A indicação e as características do tratamento são individualizados para cada paciente por isso te aconselho agendar um consulta para poder ver seu caso e te explicar o que é melhor para você.

  37. terça-feira, 31/01/2017 às 13:32 | Permalink

    MEU PLANO E O HAPVIDA MIX, GOSTARIA DE SABER SE ELE COBRE INTEGRALMENTE OU PARCIALMENTE ESTA CIRURGIA.

  38. quinta-feira, 26/01/2017 às 18:48 | Permalink

    A cirurgia ortognatica é recomendada para casos de disfunção da ATM? Não estou encontrando melhora nos métodos convencionais.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 13/02/2017 às 12:15 | Permalink

      A cirurgia ortognática tem o objetivo de melhorar a oclusão dentária e consequentemente haverá melhora da musculatura e da articulação têmpora-mandibular. Mas não é comprovado que a cirurgia seja realizada com o objetivo de curar disfunção da ATM.
      Agende uma consulta que poderemos conversar melhor sobre seu caso.

  39. quarta-feira, 25/01/2017 às 22:15 | Permalink

    Quais cobrem integralmente? E para quem vai fazer agora, qual o prazo de carência?

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 03/04/2017 às 06:42 | Permalink

      Todo plano de saúde com cobertura hospitalar deve cobrir a cirurgia ortognática.

  40. quarta-feira, 25/01/2017 às 22:13 | Permalink

    Meu filho tem 16 anos, está com um tratamento ortodôntico em andamento e fui orientada que o ideal para ele seria fazer a Ortognática, então, como ele está sem convênio, estou pesquisando sobre qual vai cobrir todos os custos, sem exceção, pois particular eu não posso e irei pagar o convênio com dificuldade; também, sobre a carência que teremos que esperar… Se puder me orientar sobre qual o melhor convênio a fazer nesse caso, agradeço muitíssimo.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 13/02/2017 às 12:21 | Permalink

      Todos os convênios médicos regulamentados são obrigado a cobrir a cirurgia Ortognática. Normalmente a carência é de 6 meses.

  41. terça-feira, 24/01/2017 às 19:14 | Permalink

    ola,gostaria de saber se o plano hapvida cobre a cirurgia ortognatica
    grata

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 03/04/2017 às 06:39 | Permalink

      Sim, todos os planos com cobertura Hospitalar são obrigados a cobrir a cirurgia ortognática.

  42. segunda-feira, 23/01/2017 às 16:27 | Permalink

    Tenho uma classe 3 com mordida cruzada, já estou usando o aparelho a mis de um ano ,Tenho Unimed como faço pra fazer a cirurgia com cobertura pelo plano?

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 03/04/2017 às 06:39 | Permalink

      Todos os convênios médicos com cobertura hospitalar são obrigados a cobrir a cirurgia ortognática.

  43. sexta-feira, 20/01/2017 às 13:01 | Permalink

    Vi nos comentários acima que todos os planos cobrem a “cirurgia”. O que os planos não cobrem dessa cirurgia, para não haver surpresas no final?

    • João Hyppolito
      sexta-feira, 20/01/2017 às 17:33 | Permalink

      Qual plano de saúde médico você possui? Alguns convênios cobrem integralmente, outros não cobrem os honorários profissionais. Nos consulte que podemos ver com relação ao seu.

  44. sábado, 14/01/2017 às 22:16 | Permalink

    A cirurgia Ortognática é atendida pelo convênio Geap Saúde II ? Qual o preço desse procedimento?

    • João Hyppolito
      sexta-feira, 20/01/2017 às 17:33 | Permalink

      Sim. Aceitamos Geap saúde.

  45. domingo, 20/11/2016 às 18:32 | Permalink

    É possível fazer a cirurgia ortognatica, mesmo tendo implantes ?

    • João Hyppolito
      domingo, 20/11/2016 às 21:33 | Permalink

      Sim! Os implantes não impedem de realizar o planejamento e a cirurgia Ortognática.

  46. domingo, 20/11/2016 às 15:46 | Permalink

    Minha filha tem 14 anos ela deseja muito fazer essa cirurgia. Épossível?

    • João Hyppolito
      domingo, 20/11/2016 às 21:36 | Permalink

      Sim , é possível, mas é importante uma boa avaliação prévia.

  47. terça-feira, 15/11/2016 às 18:57 | Permalink

    Dr., existe possibilidade de realizar a cirurgia com porcos dias de colocaçao do aparelho? li um artigo sobre “beneficio antecipado”. Segundo meu dentista eu teria que usar aparelho por um ano ou mais, não me incomoda o uso de aparelho nem o tempo, o que me incomoda é esperar tanto tempo pra fazer a cirurgia, estou muito insatisfeita e tem afetado até minha vida social, não tiro fotos em encontros com amigas e ja nem apresento mais trabalho na faculdade.
    O que poderia ser feito? uma intervenção estética menor para depois fazer o posicionamento dos dentes e um outra possível intervenção ? Resumindo, qual a saída pro meu caso que tenho emergência estética da face, quanto alinhamento nos dentes sou paciente. Como funciona o benefício antecipado? Obrigada!

    • João Hyppolito
      domingo, 20/11/2016 às 21:38 | Permalink

      Olá Camila, é possível fazer a cirurgia como benefício antecipado, mas alguns requisitos mínimos são necessários para este tipo de tratamento. Agende uma consulta que conversaremos e te explicarei tudo.

  48. quinta-feira, 10/11/2016 às 15:32 | Permalink

    Olá, boa dia
    Dr. quais os convênios que cobram a cirurgia ortognatica ?

    • João Hyppolito
      domingo, 13/11/2016 às 17:03 | Permalink

      Bom dia!
      Todos os convênios médicos cobrem a Cirurgia Ortognática.

  49. sábado, 23/07/2016 às 08:04 | Permalink

    Dr. Bom dia!
    O sr realiza cirurgia pelo método do beneficio antecipado?

    • João Hyppolito
      quarta-feira, 24/08/2016 às 21:49 | Permalink

      Sim. Realizamos inclusive através do método de benefício antecipado.

  50. segunda-feira, 11/07/2016 às 10:39 | Permalink

    Dr. João Hyppolito eu tenho 32 anos eu posso fazer essa cirurgia ou não.

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 11/07/2016 às 20:44 | Permalink

      Sim! Se você estiver em boas condições de saúde e sem impedimentos, é totalmente plausível a realização da cirurgia.

  51. segunda-feira, 11/07/2016 às 10:25 | Permalink

    Quantos dias terei que mim afastar do trabalho

    • João Hyppolito
      segunda-feira, 11/07/2016 às 20:48 | Permalink

      Depende do tipo de trabalho que você realiza. Em média são 21 a 30 dias de afastamento.

Tire suas dúvidas com o Dr. João Hyppolito

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios *